Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Blog

Fique por dentro de todas as novidades sobre tecnologia, mercado e gestão.

5 dicas para melhorar o controle de qualidade de matéria-prima

13/09/2021 - Useall

 

Quando se depara com um produto pronto, o cliente não pensa nos processos de fabricação ou entrega do item. As únicas coisas que importam são se a mercadoria tem qualidade, se chegou no prazo certo e se atende todas as suas expectativas.

Quem trabalha dentro da indústria sabe que para atender às exigências do cliente, o gestor precisa acompanhar de perto todos os processos de produção. Não só isso, monitorar bem as equipes e, claro, fazer o controle de qualidade de matéria-prima.

Como é sua empresa em relação a essa atividade?

Neste post iremos explicar o que é esse controle e o que a falta do gerenciamento pode ocasionar na indústria. Também iremos mostrar 5 dicas infalíveis para sua empresa colocar em prática e garantir uma gestão altamente eficaz.

Esperamos que goste!       

Afinal, o que é controle de qualidade de matéria-prima?

O controle de qualidade de matéria-prima é uma atividade que monitora e coordena todos os componentes utilizados na produção.

Esse controle passa por diferentes etapas, sendo as principais: recebimento de matéria-prima, comprovação de qualidade, identificação das conformidades ou não conformidades e feedbacks para os fornecedores.

Somente após certificar a qualidade dos componentes é que as matérias-primas devem ser encaminhadas para o almoxarifado ou processo de fabricação dos itens.    

O que a falta de controle pode ocasionar na indústria

O processo de produção é responsável por transformar a matéria-prima em produto acabado. Se a empresa não possui um controle de qualidade desses componentes, ela corre o sério risco de adquirir insumos sem procedência ou insuficientes para fabricar bons produtos.

Mas, perder qualidade não é o único problema ocasionado pela falta de controle. A empresa também pode sofrer com:

    Perda de insumos: o chão de fábrica tende a perder outros insumos utilizados na mesma produção, caso um dos componentes seja categorizado com baixa qualidade.

    Desperdício de tempo e trabalho: se o produto pronto apresentar algum defeito por conta da baixa qualidade da matéria-prima, a empresa pode ter que repetir todo o processo de fabricação.

    Uso indevido do almoxarifado: a falta de controle de qualidade de matéria-prima pode levar a erros contínuos, o que contribui para o uso indevido do almoxarifado.

    Atraso nas entregas: com erros de produção a empresa tende a atrasar a fabricação dos seus produtos e, consequentemente, descumprir com os prazos de entrega.

5 dicas para fazer um bom controle de qualidade de matéria-prima

Agora que você já sabe o que é controle de qualidade de matéria-prima e o que a falta de gestão pode ocasionar na indústria, veja 5 dicas práticas para fazer um gerenciamento altamente eficaz. Confira!

1. Tenha conhecimento sobre a origem da matéria-prima

Sempre que for comprar insumos, é importante fazer a qualificação dos fornecedores e realizar pesquisas para confirmar a origem e qualidade das matérias-primas.

Essa ação, por mais pequena que seja, pode evitar uma série de incômodos no longo prazo como, por exemplo, entrada de componentes indevidos no almoxarifado, erros na produção e desperdícios.

2. Identifique os problemas no seu estoque

A melhor forma de impedir erros e evitar a baixa qualidade nos produtos é analisar as matérias-primas antes mesmo de enviá-las à produção.

O ideal é que o controle do estoque esteja sempre em dia, de modo a identificar problemas com antecedência e a solucioná-los o mais rápido possível. Também para evitar que componentes indevidos cheguem no processo produtivo.

3. Direcione a produção de acordo com o APQP

APQP, também conhecido como Advanced Product Quality Planning ou Planejamento Avançado da Qualidade do Produto, é um trabalho que consiste em programar toda a produção, a fim de garantir processos mais eficazes.

Envolve planejar a produção, desenvolver o projeto do produto, acompanhar todas as etapas, analisar os itens prontos e identificar pontos de melhoria. Se você quer fazer um bom controle de qualidade de matéria-prima da sua empresa, direcionar os processos de acordo com o APQP pode ser uma alternativa interessante.     

4. Planeje as entregas

Planejar as entregas não necessariamente ajuda no controle de qualidade de matéria-prima, mas pode impedir atrasos na produção e na insatisfação dos clientes.

Hoje o mercado está mais competitivo e o consumidor cada vez mais exigente com o que consome. E essa exigência não envolve só a qualidade dos produtos adquiridos, como também do atendimento e das entregas.

5. Invista em tecnologia para otimizar a gestão

Assim como a fabricação de produtos, o controle de qualidade da matéria-prima também envolve uma série de procedimentos.

Os profissionais responsáveis pela gestão da indústria têm a possibilidade de fazer todo o controle manualmente? Sim! Contudo, investir em tecnologia ainda é a melhor alternativa quando o assunto é otimizar o gerenciamento, minimizar erros e evitar desperdícios.

O software integrado de gestão da Useall é uma das alternativas. A ferramenta de ponta pode ajudar a sua indústria no monitoramento das equipes externas e internas. Também, auxiliar no controle dos custos, na gestão das matérias-primas e, inclusive, na análise de resultados.

 

Quer saber mais sobre como o ERP da Useall pode ajudar a sua indústria? Então clique aqui para saber mais detalhes sobre a solução!  

Voltar