Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Blog

Fique por dentro de todas as novidades sobre tecnologia, mercado e gestão.

WORKSHOP: eSocial - Um impacto para empresas de todo o Brasil

25/01/2018 - Useall

O eSocial é uma exigência legal que causará impacto nos processos trabalhistas de todas as empresas do país. Por conta disso, a Useall Software realizou um Workshop a nível estadual que contou com a participação de 30 empresas de diferentes ramos, representadas por seus profissionais da área de recursos humanos. Os principais tópicos deste evento você confere a aqui.

 

ANTES DO eSocial

 

Atualmente, período que antecede o eSocial, as empresas fornecem informações ao governo de modo mais fragmentado, ou seja, são rotinas de envio de dados separadamente para Receita Federal, Caixa, Previdência Social e MTE. Com o eSocial, todos esses dados são concentrados em um ambiente e então lançados aos devidos órgãos. Além disso, as informações enviadas são ainda mais detalhadas, ou seja, todas as informações de cunho trabalhistas de CADA colaborador deve ser enviada neste processo.

 

DEPOIS DO eSocial

 

Essa novidade exigirá mais atenção e transparência nos dados de cada trabalhador, pois o eSocial irá receber os dados das empresas, protocolá-los e então validá-los de modo que as possíveis inconsistências poderão ocasionar notificações ou fiscalizações nas empresas.

 

Conforme comentou a palestrante Viliane Romagna, coordenara da área Contábil/Folha da Useall Software, quando o eSocial foi lançado, das 14 milhões de empresas, apenas mil entraram em ambiente de testes para por em prática as operações dessa nova norma.

 

Isso é de certa forma preocupante, pois o impacto não é apenas legal, ele causará alterações na rotina de processos dos setores de RH de empresas de todos os estados do Brasil.

 

COMO FICAM AS SOLUÇÕES DE CONTABILIDADE USEALL?

 

Este era um dos pontos altos do Workshop. “Pensando lá na frente, em todas as dificuldades que nossos clientes poderiam ter, antecipamos todas as funcionalidades necessárias referentes ao eSocial no sistema de Folha de Pagamento da Useall”, comentou a palestrante. A Useall está com seu time preparado para orientar os clientes com ações preventivas a fim de dirimir problemas futuros com o eSocial.

 

A participante do evento, Joelma da empresa Cersul se mostrou muito satisfeita com o evento e também como a Useall: “A empresa está sempre à frente, sempre atualizando os processos no sistema. Essa antecipação é muito boa para que o trabalho possa ser sempre alinhado com questões legais” comentou a participante.

 

Também estiveram presentes as colaboradoras da empresa JD Alimentos, Natália e Nicole, as quais também comentaram sobre o Workshop: “Já tínhamos algum conhecimento a respeito do eSocial, mas essa palestra foi muito esclarecedora, pois este assunto é muito cheio de detalhes que merecem toda atenção”.

 

A partir de janeiro, as empresas se preparam então para organização e lançamento das informações da primeira fase do eSocial. Mantenha-se sempre atualizado sobre assunto no PORTAL eSOCIAL, e você, cliente Useall, em caso de dúvidas, nossa equipe está a sua disposição para melhor atendê-lo.

 

Voltar