Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Blog

Fique por dentro de todas as novidades sobre tecnologia, mercado e gestão.

Vilão da produtividade: como combater o retrabalho

28/10/2020 - Useall

O gerenciamento eficiente dos recursos disponíveis e do tempo investido em cada atividade operacional pode se tornar um grande desafio para os gestores. O retrabalho então, é algo ainda mais complexo, não importa o setor, segmento e tamanho da empresa, refazer as atividades não está no planejamento de ninguém.

 

Fazer e refazer duas, três, quatro vezes em um mesmo processo implica na perda irreversível de tempo e na perda de recursos. 

 

Por isso, uma boa Gestão se faz tão importante, já que um de seus objetivos é mapear cada processo da organização com o objetivo de deixá-lo funcional, eficaz e produtivo.

 

Mas como combater o retrabalho de forma eficiente? Confira a seguir duas estratégias para melhorar os resultados evitando o vilão da produtividade, o retrabalho.

 

DESENVOLVA UM BOM PLANEJAMENTO

 

 

Com um planejamento organizado o gestor consegue identificar quais processos estão exigindo mais recursos e tempo para a execução, e assim, estabelecer ações que possam reduzir ou eliminar esses custos desnecessários evitando o retrabalho.

 

Por isso, se torna importante que neste planejamento esteja descrito as etapas, o tempo para a execução e os recursos necessários, mudando assim a gestão de modo operacional para modo estratégico. As atividades realizadas sem organização são prejudiciais para a saúde da empresa, pois aumentam as chances de falhas.

 

A automatização dos processos pode ajudar bastante nesta etapa, já que é possível integrar e direcionar as pessoas da equipe em um mesmo momento aumentando a eficiência da comunicação organizacional.

 

FUNÇÕES ESTRUTURADAS

 

 

Diminuir ou eliminar o retrabalho quando falamos em colaboradores exige uma avaliação do gestor de como cada um está executando suas atividades. Cada função deve estar estruturada e documentada para facilitar o processo de execução de antigos e novos colaboradores.

 

Vamos exemplificar, imagine o cargo “secretária”. É uma função que exige algumas competências para: rotinas administrativas, atendimento ao cliente, entre outras atividades. Após analisar as exigências dessa função, é preciso considerar quais treinamentos e capacitações a pessoa precisa para alcançar resultados de excelência nesta função.

 

Ao criar essa sistemática, a organização passa a desenvolver juntamente com o colaborador a progressão do seu conhecimento profissional, isso sem dúvida, reflete na redução de reclamações de clientes.

 

Vimos frequentemente profissionais caírem de paraquedas em suas funções, no qual o aprendizado é diário diante das necessidades. Mas como mensurar as perdas e os ganhos que um profissional desenvolve em relação ao desempenho de suas funções se for dessa forma?

 

NOVAS TECNOLOGIAS

 

 

Uma boa forma de diminuir o retrabalho é utilizando tecnologias que agilizam os processos. Nos fluxos de processos não automatizados, a probabilidade de alguma informação não ser registrada ou compreendida de forma errada é muito maior, em consequência, aumenta o tempo de trabalho e os custos operacionais.

 

Com a centralização das informações, o gestor consegue acessar os dados de sua equipe facilitando o ajuste e as devidas alterações nos processos.

 

E você? O que costuma fazer para combater os vilões da produtividade em seus processos e gestão?

Voltar