Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Blog

Fique por dentro de todas as novidades sobre tecnologia, mercado e gestão.

4 temas que tiveram destaque no ENCONSEL 2018

20/12/2018 - Carolina Barreto

O ENCONSEL de 2018 foi um evento que produziu muito conhecimento de valor aos profissionais do Setor Elétrico. A Useall esteve lá! Separamos para você os 4 temas que tiveram destaque no ENCONSEL 2018, comentando também sobre o empenho da equipe Useall em relação ao impacto que esses temas abordados têm em nossas soluções, bem como nos processos de trabalho dos profissionais de Empresas Geradoras, Transmissoras e Distribuidoras de Energia Elétrica 

 

Fique sempre ligado nas Novidades do Setor Elétrico

 

#1º TEMA - COMITÊ PATRIMONIAL

 

A fiscalização e monitoramento da formação dos custos de CA, COM e UAR estão sempre em aprimoramento pela ANEEL. O evento contou com discussões e orientação aos agentes no sentido melhorar seus processos. 

 

Por ser uma empresa desenvolvedora de software para empresas do setor elétrico, a Useall acompanha este cenário. A metodologia automatizada do nosso módulo de obras é um exemplo disso.

 

O sistema direciona os custos de CA* e COM* entre as ordens e bens que serão unitizados conforme o projeto elaborado na área técnica, garantindo assim maior precisão na formação dos custos do ativo imobilizado e destinação dos valores para O&M*. Esse método também garante a conciliação da BDGD* com RCP.

 

Das siglas:

*CA – Custos adicionais
*COM – Componentes Menores
*O&M – Operação e manutenção
*BDGD – Base de Dados Geográfica da Distribuidora


 

#2º TEMA - NF3-E – NOTA FISCAL DE ENERGIA ELÉTRICA ELETRÔNICA

Visando substituição do documento emitido hoje pelas empresas de distribuição de energia elétrica, a NF3-e está em fase de estudo, aguardando as últimas definições dos órgãos competentes.

 

A Useall está acompanhando de perto esse processo. Estamos nos preparando para adequar nossos sistemas com os recursos necessários para atendimento a esta novidade da legislação com segurança. 

 

#3º TEMA - ICMS SOBRE SUBVENÇÃO

 

Quanto a este ICMS sobre SUBVENÇÃO, a definição da tributação cabe a cada estado da federação, ou seja, alguns já fazem tributação, outros não.

Independentemente disso, nossas soluções atendem a todas as formas abordadas na discussão do tema através de parametrizações disponíveis no sistema de Faturamento.

 

#4º TEMA - INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE ANEEL

 

Os indicadores de sustentabilidade estão presentes nos contratos das concessionárias como condição para prorrogação e manutenção dos contratos de serviço de distribuição. Porém, muito além disso, são importantes ferramentas para a gestão da Empresa, permitindo desdobramento e integração entre as áreas de operação e gestão da Distribuidora.

 

A solução de indicadores da Useall irá atender a esta demanda das Distribuidoras.

 

Estamos preparando uma série de conteúdos para apresentar a você todas essas adequações das soluções Useall aos parâmetros definidos pela ANEEL.

 

Clique aqui, e receba nossas novidades diretamente em seu email!

 

Mantenha-se atualizado!

 

Voltar