Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Blog

Fique por dentro de todas as novidades sobre tecnologia, mercado e gestão.

Controle de estoque: veja os principais desafios e como a Useall pode ajudar

03/01/2022 - Carolina Barreto

O controle de estoque, ou gestão de estoque, é a área responsável por controlar o fluxo de itens para venda ou uso próprio de uma empresa. No caso de uma indústria, os principais tipos de estoques são matéria-prima, produto em processo, produto acabado e peças para a manutenção.

O principal objetivo do controle de estoque é assegurar que a indústria terá insumos suficientes para a fabricação dos produtos. No entanto, a gestão também é importante para impedir custos inesperados, minimizar perdas e, claro, proporcionar qualidade.

Se a indústria não possui um bom controle ela pode sofrer uma série de problemas como perda de mercadorias, queda de produtividade, retrabalhos e até a insatisfação de clientes.

Realizar o controle de estoque pode ser um processo complicado, mas não é necessariamente difícil. Não se o profissional tiver acesso a uma solução moderna que o ajude a minimizar os desafios da gestão.

Pensando na complexidade que é escolher uma boa ferramenta, decidimos escrever esse post com o seguinte propósito: mostrar como a Useall, empresa especializada no desenvolvimento de softwares de gestão, pode ajudar a sua indústria na rastreabilidade de produtos e controle de estoque.

Esperamos que goste e que o conteúdo esclareça todas as suas dúvidas. Boa leitura!

 

Mas antes, você sabe quais são os desafios da gestão de estoque?

 

 

Quando falamos em gestão de estoque, as pessoas geralmente pensam que o único desafio está em manter os produtos organizados dentro do almoxarifado. Mas a verdade é que as dificuldades se estendem para além desse controle. 

 

Falta de mão de obra de qualidade

 

Os profissionais que trabalham dentro do estoque são responsáveis por várias tarefas, entre elas: controlar a quantidade de produtos armazenados, determinar novas ordens de compra, manter o inventário atualizado e estabelecer um estoque mínimo.

Assim sendo, a responsabilidade é muito grande e os profissionais envolvidos precisam ter conhecimento técnico e possuir habilidades para realizar um bom serviço.

Infelizmente, a falta de mão de obra qualificada é um problema que atinge grande parte das empresas. Por isso, cabe ao gestor buscar alternativas para suprir essa falta.

 

 Processos manuais

 

Automatizar todo o estoque requer um investimento alto e nem todas as indústrias possuem recursos financeiros suficientes para transformar seus armazéns.

Por conta disso, muitas empresas ainda dependem de processos manuais, inclusive indústrias de pequeno e médio portes. Isso não é necessariamente um problema, contudo tarefas manuais como rastreabilidade de produtos costumam ser mais demoradas e estão mais propensas a erros.

Problemas na contagem de itens, demora para separação dos pedidos, atraso nas entregas e falta de materiais para a produção são alguns exemplos.

 

Informação descentralizada

 

Como funciona o processo de compra de materiais dentro de uma empresa? Geralmente, a equipe responsável pelo estoque confere os dados do inventário, depois manda uma ordem de compra para o setor de compras informando o tipo de material e a quantidade necessária para aquisição.

O grande desafio de não ter todas as informações centralizadas é que tanto a área de compras como a de estoque ficam suscetíveis a cometer erros. 

Por exemplo, se um documento for arquivado erroneamente ou as informações no inventário estiverem confusas, a equipe do estoque pode demorar para fazer um pedido ou solicitar a quantidade indevida de itens. O setor comercial, por sua vez, vai errar nas compras e a indústria pode ser seriamente prejudicada.

 

Inventário atualizado   

 

Manter o inventário atualizado exige atenção constante dos trabalhadores. É preciso controlar o fluxo de entrada e saída de matéria-prima, identificar os materiais com defeito, realizar a contagem de produtos, monitorar a quantidade mínima para a produção, inclusive registrar extravios.

Mesmo com o auxílio da tecnologia, manter o inventário atualizado é desafiador. Então, imagine se a equipe precisar realizar todas essas tarefas manualmente.

Ainda que a indústria tenha mão de obra qualificada, ela não está livre de sofrer com falhas humanas. E se tratando de um inventário qualquer tipo de avaria, defeito, perda e extravio pode resultar em custos inesperados.

 

Como a Useall ajuda a minimizar erros e otimizar o controle de estoque

 

 

Certamente, o controle de estoque possui muitos desafios. Mas, como falamos acima, todas as dificuldades podem ser superadas com o apoio de uma boa ferramenta.

A Useall é uma empresa que desenvolve sistemas de gestão práticos para otimizar tarefas e ampliar a inteligência dos negócios. E suas ferramentas ajudam, inclusive, o setor produtivo.

O software possui funcionalidades que auxiliam na função de produção, bem como na rastreabilidade e compra de matéria-prima por meio de programação de recursos, operações e processos.

O sistema de produção da Useall também é integrado, o que ajuda a simplificar o cadastro dos itens, produtos, matéria-prima e insumos no sistema administrativo e nas movimentações do almoxarifado.

Entre os principais benefícios do ERP da Useall, destacamos:

 

- Facilidade para gestão do PCP (Planejamento e Controle de Produção);

- Roteirização de produtos;

- Aceleração do processo produtivo;

- Informações coordenadas e processos simples;

- Controle eficaz sobre o inventário e custos industriais.

E não para por aí…

Além de módulos exclusivos para sistema de produção, a Useall também oferece software para o Administrativo, Portal Representantes, Indicadores, Corporativo, Vendas Mobile, Folha de Pagamento, Contabilidade Gerencial e CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente). 

Ou seja, a Useall é uma empresa que entrega soluções completas que ajudam a minimizar erros, otimizar o controle de estoque e simplificar todas as operações da sua empresa.

Se você quer adquirir os benefícios acima e garantir uma gestão de estoque livre de erros não perca mais tempo e peça agora uma demonstração do software Useall

Voltar