Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Blog

Fique por dentro de todas as novidades sobre tecnologia, mercado e gestão.

Desperdícios da matéria-prima? Saiba como o PCP ajuda a indústria do Plástico

06/07/2021 - Carolina Barreto

 

A indústria do Plástico de sopro e injeção obteve um crescimento saudável entre 2017 e 2018. No entanto, apesar de os números iniciais serem positivos, a crise econômica trouxe a retração desse desempenho.

 

Contudo, as perdas podem ser diminuídas com processos e ferramentas e organizem e melhorem a gestão e controle de produção. Conheça, neste post, como o método PCP (Planejamento e Controle de Produção) pode ajudar.

 

 

A importância do controle de produção na indústria de plástico

 

 

 

 

  

Em 2017, o jornal Valor Econômico publicou uma matéria evidenciando a importância da indústria plástica no Brasil. Segundo os dados levantados, a produção alcançou expressivos 6,13 milhões de toneladas.

 

O otimismo se repetiu em 2018, quando esse segmento industrial obteve uma expectativa de 3% de crescimento. Mas desacelerou com um aumento de apenas 0,8% em 2019, um número bem abaixo do esperado.

 

Ao final do ano passado o mercado tornava a projetar um crescimento tímido para a indústria em 2020. E, com a crise econômica impulsionada pela pandemia da Covid-19, o setor sofreu uma perda de -5%.

 

Para tentar driblar a perda financeira, essa atividade precisa trazer meios tecnológicos e ferramentas integradas que possam colaborar com o desenvolvimento do negócio, como é o caso do PCP.

 

Esse processo tem como como objetivo ajudar o gestor da empresa de plástico a ter um controle mais efetivo das produções em curso. Com esse acompanhamento mais automatizado, é possível evitar a evasão financeira de capital e o desperdício de mercadorias.

 

Para que isso seja possível, é necessário analisar os principais processos de gestão presentes nessa produção. São eles:

 

 

1. Planejamento de produção

Gerenciar processos em uma fábrica é uma tarefa bastante complicada e que demanda um tempo enorme do profissional que está à frente. Sendo assim, soluções que visam a simplificação desse trabalho devem ser levadas em conta. Um dos resultados mais eficazes para esse planejamento é o investimento em um sistema de ERP. Esse software tem como objetivo automatizar dados e oferecer a disponibilidade de recursos, entregando a possibilidade de uma produção viável.

 

O uso do ERP também está diretamente ligado à qualidade do PCP. Dessa forma, o gestor consegue a diminuição de perdas de matéria-prima ainda nessa fase.

 

2. Controle de ferramentas

Obter um ERP com capacidade de realizar o controle de ferramentas é essencial para que a indústria de plástico seja mais eficiente ao verificar peças e moldes necessários para a produção.

 Com a solução certa, o gestor consegue saber quais são os materiais indispensáveis  para os processos produtivos da empresa e realizar um maior investimento nestas ferramentas. Esse controle também é importante para evitar que esses itens  apresentem problemas e demandem tempo maior de manutenção, o que certamente vai gerar impactos na linha de produção.

 

 

Os benefícios do PCP na indústria de plástico de sopro e injeção

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O planejamento e controle da produção é um mecanismo presente no segmento industrial desde a primeira revolução do setor. Antigamente, operários e gestores realizavam esse controle no famoso “olhomêtro”. Hoje ele surge de maneira online e completamente integrada ao trabalho.

 

A adesão de um sistema de PCP para a empresa de plástico é um passo importante para atingir a integração de trabalho. Dessa forma, os colaboradores conseguem entregar a produção no prazo e os gestores realizam a economia de materiais.

 

O PCP também representa a possibilidade da empresa lucrar mais e evitar contrair dívidas pela perda de produção. Saiba quais são os outros 5 benefícios desse mecanismo:

 

 

1- Integração de processos

Como uma maneira de diminuição de perdas de matéria-prima, a integração de processos auxilia o gestor com dados importantes. Por exemplo, o setor de vendas precisa estar a par do que ocorre no estoque, tendo acesso aos dados de produção.

 

A possibilidade de automatizar esse contato faz com que a empresa não perca mais tempo e evite, inclusive, perder prazo de demanda para clientes importantes.

 

 

2- Diminuição de perdas de matéria-prima

Vimos anteriormente que a falta de um sistema de tecnologia nas empresas de plástico de sopro e injeção é uma das grandes causas para a perda de materiais. Ao utilizar o PCP os funcionários conseguem medir corretamente as quantidades necessárias para a produção.

 

Como consequência, as linhas de produção recebem um pessoal mais adequado para lidar com os processos e a empresa evita uma maior evasão financeira.

 

 

3- Organização e logística

O sistema de PCP integrado ao ERP para o segmento da indústria de plástico faz com que a produção seja mais eficiente. No entanto, para que esse benefício seja realmente sentido, é necessário organizar melhor os recursos.

 

Sendo assim, essa organização precisa passar por todas as áreas da empresa, fazendo com que esse ERP possa coletar informações do setor de vendas, finanças, produção, materiais, serviços, custos, controle de qualidade e até mesmo dos recursos humanos.

Com a ampla capacidade de ter todas as informações em um único lugar, o PCP elaborado junto ao ERP garante uma mudança drástica na logística desta empresa. Uma nova rotina de trabalho surge e é adaptável às diferentes ocasiões.

 

 

4- Melhoria no uso da capacidade

Com a automação desses processos o gestor também tem a oportunidade de entender melhor a capacidade de produção dessa empresa. Desse modo, maquinários parados podem dar prejuízo e devem ter seu uso repensado. A melhoria do uso da capacidade total da empresa também auxilia na tomada de decisão ao realizar a troca de maquinário ou a dispensa de diversos deles.

 

Se a sua empresa tem problemas com a produção de e passa um bom tempo desperdiçando recursos, talvez seja o momento de repensar como essas informações estão sendo analisadas.

 

 

Assim como outros segmentos industriais importantes no Brasil, compreendemos que a indústria do plástico de sopro e injeção tem um grande protagonismo e a sua produção precisa continuar sendo competitiva. Os ganhos do consumidor final também são ganhos da empresa.

 

Conheça mais das soluções Useall para indústrias e saiba a melhor forma de automatizar seus processos de controle de produção solicitando uma demonstração em nosso site.

  

Voltar