Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Blog

Fique por dentro de todas as novidades sobre tecnologia, mercado e gestão.

ERP para indústria: conheça os benefícios do sistema de gestão integrado

13/06/2023 - Useall



ERP para indústria: conheça os benefícios do sistema de gestão integrado

A fabricação de um produto requer o cumprimento de uma série de etapas: recebimento do material bruto que será usado no processo de fabricação, gestão e condicionamento da matéria-prima, transformação do material bruto em produto, armazenamento do produto acabado, distribuição e entrega ao cliente.

Antigamente, todos esses processos eram realizados de forma manual e a fabricação de produtos exigia muito tempo, trabalho e mão de obra na indústria. Hoje, a maioria dessas etapas pode ser realizada mais rapidamente, com o apoio de tecnologias.

O ERP, sigla para “Enterprise Resource Planning”, é um sistema de gestão integrado capaz de unificar diferentes áreas, processos e pessoas em um só lugar. Essa unificação garante uma visão mais abrangente sobre todos os procedimentos industriais, garantindo benefícios altamente competitivos.

Saiba quais são esses benefícios, a seguir!


 

1- Melhora a gestão de processos

Um dos segredos para o sucesso da indústria está relacionado à forma com que líderes gerenciam seus processos. Não basta apenas ter as etapas definidas. É necessário administrar as operações para assegurar a compra e o uso correto de materiais, bem como a conclusão correta de cada procedimento.

Com o ERP, os líderes obtêm visibilidade acerca de todas as operações simplesmente porque os departamentos e as informações estão concentradas em um ambiente específico. Dados relacionados ao setor de compras, por exemplo, podem ser acessados rapidamente, inclusive informações sobre estoque, prazos de produção, pedidos e entregas. 

 

 

2- Controle de custos

Garantir um preço competitivo é desafiador porque a fabricação de produtos passa por muitas etapas e cada uma delas gera custos de operação. Para que os líderes consigam chegar até a precificação ideal, é necessário ter controle absoluto sobre todos os gastos que envolvem a transformação da matéria-prima em produto pronto. E esse controle só pode ser obtido quando existe o acesso rápido a dados confiáveis e atuais. 

No ERP, o gestor pode realizar esse controle, inserindo informações à medida que elas surgem. Por exemplo, quando é adquirido matéria-prima, realizado o pagamento da folha de pagamento, feito o recolhimento de impostos, entre outros. Além disso, é possível também verificar os dados para identificar pontos de melhoria e desperdícios que ajudam a reduzir custos. 

 

 

3- Planejamento de produção mais eficiente

O planejamento de produção é responsável por alinhar as demandas da empresa à linha de produção. Nesse plano é definido tudo que a indústria precisa produzir, bem como as quantidades necessárias, os procedimentos, ferramentas, prazos e destinatários. Quanto mais detalhado for o documento, mais precisa será a fabricação e menores serão os riscos de atrasos, paradas e perdas. 

Como no ERP todos os dados da indústria ficam concentrados em um local, o gestor consegue acessar essas informações a qualquer momento e construir o planejamento com base na realidade do negócio. Consegue verificar a disponibilidade de materiais, mão de obra, equipamentos, inclusive avaliar histórico de vendas e fazer previsões mais precisas de demanda e estoque.

 

 

LEIA TAMBÉM | PCP: o que é e como implementar na indústria?

 

 

 

4- Melhoria na qualidade do produto e serviço

Conquistar a confiança e a satisfação do cliente requer da indústria a entrega de serviços e produtos de qualidade. Hoje, não só o preço tem relevância em uma decisão de compra, então é preciso apostar em fatores que melhoram, também, a experiência dos usuários.

Para assegurar a qualidade dos itens e serviços, é necessário que todas as áreas da empresa trabalhem de forma conjunta. Ou seja, integradas. O ERP integra absolutamente tudo que envolve a indústria, desde processos até pessoas, então o gestor pode fazer um controle muito mais rigoroso acerca dos procedimentos industriais, o que impacta positivamente na qualidade dos produtos e serviços. 

 

 

5- Aumento de produtividade

Processos manuais demandam muito tempo, esforço e mão de obra. Se a empresa depender unicamente deles, ela corre o risco de ver a produção sofrendo com paradas consecutivas, desperdícios de materiais e queda de produtividade. Indústrias que querem se manter no mercado não podem correr esse risco. Precisam se tornar mais eficientes e capazes de atender as demandas, o que só é possível por meio do uso de tecnologias.

O ERP automatiza operações que antes eram realizadas manualmente e simplifica o acesso a dados. Isso tudo contribui para que a gestão e o desempenho do parque fabril se tornem mais potentes, obtendo a indústria resultados mais expressivos quanto à fabricação de produtos, tomada de decisão estratégica e economia.

Como sua empresa tem controlado processos industriais? Muitas das atividades ainda são realizadas manualmente e de forma descentralizada? Não perca mais tempo para inovar e trazer mais competitividade para a sua indústria. Solicite uma demonstração gratuita do ERP Useall e garanta todos os benefícios acima!

 

 

Voltar