Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Blog

Fique por dentro de todas as novidades sobre tecnologia, mercado e gestão.

Indústria de Alimentos: por que controlar o lote de produtos?

02/08/2021 - Carolina Barreto

A numeração de lote é uma combinação de números e/ou letras que serve para diferenciar produtos idênticos, fabricados no mesmo período. Esse conjunto de números e/ou letras carregam informações específicas como, por exemplo, data de produção, data de validade e código de identificação. 

 

Na indústria de alimentos, fazer o controle de produtos — com base na numeração de lote — é obrigatório. Afinal, ajuda a impedir que itens vencidos, contaminados ou estragados cheguem até o consumidor final.

 

Infelizmente, nem todas as indústrias sabem como fazer um controle de lote de produtos eficiente. E é justamente para explicar o porquê disso acontecer que preparamos esse post. 

 

No texto de hoje falaremos sobre a importância de controlar os lotes e o que pode acontecer com a indústria que não fizer esse controle. Também falaremos sobre as práticas que precisam ser seguidas à risca para garantir um controle de lote realmente eficaz.

 

Esperamos que goste. Boa leitura!

 

Qual a importância de controlar os lotes?

 

O controle por lotes consiste na gestão e rastreamento de produtos por meio da numeração de lote. Realizar esse controle é extremamente importante dentro da indústria de alimentos porque ajuda a manter os produtos organizados — com base na data de vencimento —, bem como impedir desperdício de insumos.

 

Imagine só que uma indústria enviou uma remessa para a venda, e um cliente encontrou um produto estragado. Esse item precisou voltar para a fábrica para ser analisado pela equipe. Depois das análises, constatou-se que um dos ingredientes principais foi responsável por ocasionar o erro.

 

E, agora? Como a indústria pode corrigir esse problema se não possui um controle de lote de produtos eficaz?

 

Se a empresa realiza uma boa gestão, ela será capaz de resolver isso rapidinho. Vai conseguir localizar todos os itens que foram fabricados naquele lote específico e suspender o envio de novas remessas. Também conseguirá impedir que mais mercadorias sejam fabricadas com aquele mesmo insumo.

 

Entretanto, se não realizar um bom controle, pode ser que ela enfrente algumas complicações. Abaixo falamos melhor sobre isso.

 

 

O que pode acontecer com a indústria que não fizer o controle de lote?

 

Quando falamos de alimentos, todo cuidado é pouco. Fazer um controle de lote de produtos eficaz, organizando e rastreando todos os itens com base na sua numeração é a melhor forma da indústria impedir que erros e desperdícios ocorram na produção.

 

Já pensou um lote de produto ser fabricado com um insumo errado e ser distribuído para consumidores alérgicos a esse ingrediente? Ou a indústria não conseguir recolher os itens estragados porque não sabe para onde esse item foi vendido?

 

Vamos citar um exemplo que mostra como um único erro é capaz de prejudicar os resultados e a reputação da indústria.

 

Exemplo:

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagine que um consumidor adquire o produto de uma marca conhecida em uma rede de supermercado. Como confia nessa empresa, ele não se preocupa em ler o rótulo com os ingredientes, nem em verificar a data de validade. 

 

Depois de consumir esse produto, ele começa a apresentar alguns sintomas de intoxicação. Ele tem náuseas, vômito, falta de ar e tontura, e esses episódios acarretam outros problemas sérios de saúde.

 

O caso desse cliente acaba sendo comentado por muitas empresas, e a mídia divulga algumas provas que comprovam a culpabilidade dessa marca. Após alguns exames, é descoberto que o produto continha um componente incomum que não estava especificado no rótulo, e o consumidor em particular era alérgico a esse ingrediente. 

 

As pessoas que, até então, adquiriam produtos dessa marca simplesmente param de comprar seus produtos. E mercados, restaurantes e outros estabelecimentos físicos decidem trocar de fornecedor porque não querem correr o risco de adquirir outros itens suspeitos.

 

Em pouco tempo as vendas caem pela metade, a indústria recebe multas altíssimas e precisa arcar com o pagamento de indenizações a esse cliente.

 

Agora pense, quais foram os prejuízos ocasionados por um único erro? Inúmeros! E tudo isso poderia ter sido evitado apenas se a indústria tivesse um controle de lote de produtos eficiente.

 

 

Quais boas práticas precisam ser seguidas no controle de lote?

 

Agora que você já sabe qual é a importância de controlar o lote de produtos e quais são os riscos de não fazer esse controle, que tal descobrir 5 boas práticas que ajudam a garantir um controle eficaz e livre de erros?

 

1- Fazer a conferência dos produtos recebidos

A primeira boa prática que precisa ser seguida no controle de lote está relacionada à conferência de produtos. Antes de permitir que os itens entrem no armazém, a indústria precisa verificar se o lote recebido possui algum tipo de avaria e se os itens estão dentro do prazo de validade.

Fazer essa conferência é importante para impedir a entrada de insumos inadequados no estoque, que podem, de alguma forma, prejudicar a produção.

 

2- Não misturar lotes diferentes de um mesmo produto

É normal a indústria fazer vários pedidos de um mesmo produto em curto espaço de tempo. Por isso, manter os lotes separados, mesmo que de um mesmo item, é importante para evitar qualquer tipo de confusão no futuro. Quando misturados ou em uma mesma posição, os funcionários podem se equivocar na hora de separá-los.

 

3- Organizar o estoque para que os lotes que vencem primeiro fiquem mais próximos

Como trabalha com produtos perecíveis, a indústria precisa organizar o seu estoque de modo que os insumos que vencem primeiro fiquem mais próximos. Nesse caso, utilizar o método de controle de estoque PEPS (Primeiro que Entra Primeiro que Sai), pode ser uma alternativa interessante para garantir que os itens mais antigos sejam usados mais rápido.     

 

4- Monitorar o estoque regularmente

Monitorar o estoque regularmente é outra boa prática que precisa ser seguida à risca pela indústria de alimentos. Ao fazer isso ela impede que itens vencidos permaneçam nas prateleiras, e que falte componentes importantes na fabricação de produtos. 

 

5- Investir em tecnologias que ajudam na gestão

Fazer o controle de lote de produtos pode ser um desafio sem o apoio das ferramentas certas. Uma gestão eficaz requer que as informações estejam sempre disponíveis e atualizadas, e nem sempre as planilhas de excel ou sistemas básicos não integrados conseguem fazer isso.

Investir em tecnologias modernas como um ERP, que integra vários setores da indústria em um único local, pode ser um diferencial para evitar erros no cadastramento de itens, separação dos pedidos e até produção.

 

 

O M2 ERP é uma solução desenvolvida pela Useall que permite controlar os insumos utilizados na produção de determinados lotes, além da validade de cada um. O gestor responsável pela indústria pode transformar todas as informações cadastradas no sistema para garantir uma gestão mais eficaz, evitando assim o desperdício de insumos e produtos.

 

O post de hoje foi escrito para explicar o funcionamento do controle de lote de produtos, mas se você tiver interesse em saber mais sobre o assunto, clique no banner para conversar com a nossa equipe pelo WhatsApp.

 

Voltar