Linha de produção: quais os erros mais comuns e como corrigi-los?
05/05/2025 - Alexandre Soriano Neto
Tempo de Leitura: 6 minutos
Quer garantir uma produção mais ágil? Então você precisa descobrir - e corrigir - os erros mais comuns no processo produtivo.
A linha de produção é formada por várias etapas distintas, responsáveis por transformar a matéria-prima em produto pronto. Cada uma delas desempenha um papel muito importante e necessário para o sucesso produtivo, então, os gestores precisam certificar que todas as operações estão livres de qualquer erro e falha.
Sabemos, no entanto, que garantir uma operação industrial 100% perfeita é praticamente impossível. Afinal, estamos lidando com variáveis humanas, técnicas e estruturais. Assim sendo, o mínimo que precisamos fazer é identificar todos os erros no processo produtivo - ou pelo menos os mais comuns - para, então, construir um plano estratégico para corrigi-los.
Será que na sua empresa está acontecendo algum desses erros? Vamos descobrir!
Mas antes, por que corrigir os erros é tão importante?
Imagine que o processo produtivo é uma esteira contínua, onde cada etapa depende da anterior para operar corretamente. Se uma parte dessa esteira apresenta uma falha, a engrenagem simplesmente para de “rodar” e toda a linha de produção precisa ser interrompida até que essa falha seja corrigida ou eliminada.
Evidentemente, existem erros que podem acabar passando despercebidos ou que então são negligenciados no dia a dia, e assim as operações ocorrem dentro da “normalidade”. Porém, o impacto disso vai — você querendo ou não — respingar em algum momento, e dessa forma, trazer prejuízos significativos para o caixa ou até mesmo para sua reputação.
Quais são os erros mais comuns no processo produtivo?
Existem muitos erros que podem impactar a indústria, mas existem aqueles que consideramos mais críticos, e com potencial de colocar em risco toda a fabricação e a entrega de produtos. São eles:
.png)
Comunicação falha
A ausência de comunicação entre setores, turnos e níveis hierárquicos compromete diretamente o desempenho industrial porque informações que foram mal repassadas ou estão incompletas geram ruídos e inconsistências, resultando na execução errada de atividades, retrabalhos ou até mesmo atrasos.
.png)
Erros de cálculo
Um erro aparentemente pequeno no planejamento de compras pode gerar excesso de matéria-prima estocada ou, pior, a falta de componentes importantes para o processo de produção. Isso compromete cronogramas, claro, além de gerar desperdícios e encarecer a linha operacional como um todo.
Vale dizer, ainda, que erros de cálculos também impactam a confiabilidade dos dados e a aplicação dessas informações nas estratégias - afinal, tornam-se irreais.
.png)
Falta de integração
A ausência de integração entre sistemas, equipes e tecnologias gera uma operação totalmente fragmentada e desconexa. Isso, por sua vez, aumenta a margem de erro, além de reduzir a capacidade de tomada de decisão e dificultar o rastreamento de problemas e a identificação de gargalos.
.png)
Ausência de controle no estoque
Estoques inflados ocupam muito espaço físico, aumentam custos com armazenagem e elevam o risco de obsolescência. Por outro lado, estoques reduzidos ou mal planejados podem desencadear paralisações por falta de materiais e matérias-primas necessárias para finalizar a fabricação.
.png)
Manutenção inadequada
Quando uma máquina falha, o impacto não se limita apenas ao tempo de inatividade: toda a programação de produção precisa ser revista, e muitas vezes há perdas de materiais e insumos.
Outro ponto: a falta de um plano de manutenção ou a aplicação inadequada de um também pode reduzir a vida útil dos ativos e aumentar a probabilidade de falhas críticas em equipamentos críticos.
Como corrigir os erros mais comuns no processo produtivo?
Se você identificou a presença de um ou mais erros acima, prepare-se! Você vai precisar construir um planejamento estratégico com ações específicas para solucioná-los.
Que ações podem ser aplicadas nesse plano?
.png)
Estabeleça protocolos de comunicação intersetorial
Criar canais e formais de comunicação entre áreas e níveis hierárquicos vai garantir que as informações empresariais circulem com maior clareza. Investimentos em treinamentos, padronização de linguagem técnica, reuniões periódicas e uso de plataformas colaborativas também vão ajudá-lo a evitar ruídos e aumentar a previsibilidade das comunicações e operações industriais.
Reforce a conferência e a automação dos cálculos
Automatizar processos de cálculo com o uso de softwares irá reduzir drasticamente o risco de erros manuais e humanos. Aqui, você pode recorrer a sistemas de planejamento, como o ERP e MRP, para cruzar dados e ajustar as projeções com base em variáveis reais.
.png)
Implemente sistemas integrados de gestão
Sistemas integrados de gestão, como o ERP, centralizam dados e conectam todos os setores produtivos em um único ecossistema. Isso por si só já vai ajudá-lo a eliminar a redundância de informações que estão circulando e também facilitar o alinhamento entre planejamento, produção e logística.
.png)
Tenha um inventário dinâmico e automatizado
O uso de sistemas automatizados de controle de estoque, integrados ao planejamento de produção, também vai contribuir para manter a acuracidade dos dados relacionados aos produtos. Além disso, a aplicação de um inventário rotativo, com conferências cíclicas, vai permitir que você identifique desvios em tempo hábil.
.png)
Estruture um plano de manutenção preventiva
A manutenção precisa deixar de ser apenas corretiva e deve assumir um caráter mais preventivo.
Um plano que segue essa proposta — com cronogramas, checklists e indicadores de desempenho, por exemplo — vai assegurar que as suas máquinas e equipamentos operem dentro do padrão esperado, e, claro, evitar que falhas inesperadas ocorram e comprometam o resultado de suas produções e entregas.
Embora muitas indústrias sofram com esses erros, é possível garantir uma produção industrial mais otimizada ao corrigir essas falhas. Esse é o seu objetivo? Então comece adquirindo uma tecnologia de ponta, como o software Useall. Solicite uma demonstração!