Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Blog

Fique por dentro de todas as novidades sobre tecnologia, mercado e gestão.

Otimize a gestão da cadeia de suprimentos com 6 dicas

22/08/2023 - Useall

A cadeia de suprimentos, ou supply chain, é um conceito de gestão que envolve todo o processo de fabricação e comercialização de produtos, desde a aquisição de matéria-prima com fornecedores até a entrega do produto pronto ao cliente. 


Otimizar a cadeia de suprimentos é uma estratégia que precisa estar no topo da lista de prioridades de qualquer empresa, se os objetivos de negócio forem alcançar maior desempenho operacional e ampliar a competitividade. 
Quer destacar a sua empresa no seu nicho de atuação?


Neste artigo, exploramos o conceito de cadeia de suprimentos, os impactos de não otimizá-la e os benefícios que a sua empresa pode alcançar a partir da otimização. Apresentamos, também, dicas práticas de como você pode otimizar todo o processo. Boa leitura!

 


O que é a cadeia de suprimentos
A cadeia de suprimentos é um sistema de gerenciamento de atividades, pessoas, recursos e tecnologias que trabalham para levar um produto ao cliente final. Ela abrange diversas etapas, como:

 

   Aquisição de matéria-prima;
   Produção;
   Armazenagem;
   Distribuição;
   Entrega. 


O tamanho da cadeia de suprimentos vai depender muito do nicho de atuação da empresa e do tipo de produto que está sendo fabricado ou comercializado. Quanto mais produtos a empresa fabricar ou vender, maior será a complexidade da sua cadeia.

 


Quais os impactos de não otimizar a cadeia de suprimentos
Não otimizar a cadeia de suprimentos pode trazer uma série de impactos negativos para uma empresa. Entre os principais, destacamos:


Aumento dos custos: processos lentos e/ou desorganizados podem resultar em desperdícios de produção, estoque parado, gastos com transporte, entre outros;
Baixa produtividade: os processos ineficientes podem afetar a produtividade dos setores, ocasionando atrasos na compra, produção e nas entregas, inclusive insatisfação dos clientes;
Perda de mercado: uma cadeia de suprimentos mal gerenciada pode prejudicar a qualidade dos produtos, além de deixar faltar itens importantes para a distribuição. Isso pode resultar na perda de clientes e, consequentemente, fatia de mercado;
Limitação: a empresa que não investe na otimização da sua cadeia também deixa de escalar, ficando incapaz de adaptar os seus negócios às mudanças e atender a mais demandas sem comprometer o seu desempenho;

 


Benefícios de otimizar a cadeia de suprimentos
Empresas que otimizam a cadeia de suprimentos conseguem impulsionar o seu crescimento e competitividade, mas não é só isso. Outros benefícios, envolvem:


Aumento da eficiência logística: quanto mais organizada estiver a cadeia de suprimentos, mais rápido a empresa consegue receber, distribuir e entregar seus produtos, e atender todas as demandas;
Redução de custos: ao otimizar os processos da cadeia, a empresa consegue economizar tempo e recursos valiosos, além de eliminar desperdícios, despesas e etapas que não agregam em nada ao produto;
Maior satisfação do cliente: ao aumentar a eficiência logística, as entregas se tornam mais pontuais, favorecendo a satisfação e fidelização do cliente, além da captação de novos clientes.

 


Como otimizar a cadeia de suprimentos
Como envolve muitas etapas, será preciso que os líderes apliquem ações estratégicas para conseguir otimizar a cadeia de suprimentos, entre elas estruturar um bom planejamento, integrar setores e realizar o monitoramento contínuo. 


Abaixo, explicamos melhor cada uma dessas e demais estratégias.


Planejamento
O planejamento é o alicerce da cadeia de suprimentos. Para assegurar que todas as etapas funcionem corretamente, será preciso primeiramente definir metas e objetivos do negócio para então analisar os processos logísticos que fazem sentido às estratégias e estabelecer um plano de ação condizente com a capacidade operacional da empresa. 


 

Colaboração com fornecedores e parceiros
É preciso também construir relações sólidas com os fornecedores e parceiros, pois serão eles os responsáveis por garantir, muitas vezes, melhores preços, condições de pagamento e reduzir tempos de resposta. Além disso, esses profissionais podem ajudar a sua empresa a garantir mais previsibilidade sobre as demandas. 


 

Gestão de estoque 
Fazer a gestão inteligente do estoque é outra estratégia importante para otimizar a cadeia de suprimentos. É preciso encontrar o equilíbrio para a empresa não sofrer com estoque parado, nem deixar faltar itens para entregar ao cliente. 


Embora o controle de estoque possa ser feito manualmente, a prática está longe de ser recomendada. Isso porque, para ter uma visão realista sobre o que precisa ou não ser comprado, e em quais quantidades, gestores precisam contar com tecnologias que permitam acesso aos dados, em tempo real, como é o caso de um ERP. 


Gestão de Riscos
Além da gestão de estoque, não podemos esquecer de identificar e gerenciar os riscos ao longo da cadeia de suprimentos. Esse controle será fundamental para a empresa garantir a continuidade de suas operações e impedir que acidentes ou qualquer outro evento negativo prejudiquem os trabalhadores. 
A sugestão aqui é desenvolver um plano de contingência contendo todos os riscos aos quais a empresa está exposta e as práticas recomendadas para solucioná-los ou impedi-los.


Integração
Investir na integração dos departamentos, dados e pessoas vai agilizar as operações que envolvem a cadeia de suprimentos. A partir da integração, o setor de compras não precisa mais entrar em contato com o departamento de estoque para saber quantos produtos precisam ser comprados, por exemplo. A equipe pode simplesmente acessar um sistema de gestão integrado e validar a informação em tempo real. 


Monitoramento
Manter a cadeia de suprimentos otimizada é um procedimento contínuo e que precisa fazer parte da cultura da empresa. Por isso, a última dica envolve acompanhar todos os resultados, a fim de identificar oportunidades de melhoria em cada etapa. 

 

 

Preparado para colocar as dicas acima em prática e otimizar sua cadeia de suprimentos? Se gostou do conteúdo, continue lendo o blog Useall para ficar por dentro das novidades e dos assuntos ligados à área de gestão!
 

 

Voltar