Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Blog

Fique por dentro de todas as novidades sobre tecnologia, mercado e gestão.

Mão de obra na indústria: por que investir na qualificação da equipe é importante?

06/08/2021 - Carolina Barreto

Desde que a inteligência artificial passou a ser uma tendência, muitas empresas começaram a acreditar que as máquinas e equipamentos viriam a substituir a mão de obra humana. 

 

Certamente, a tecnologia tem transformado uma série de processos dentro das indústrias, mas o capital humano continua sendo extremamente necessário para controlar as máquinas e, claro, tomar boas decisões.

 

Em um momento crítico, por exemplo, quando um processo apresenta uma falha, o equipamento não saberá resolver o problema. Então, caberá à equipe responsável pela produção agir de forma rápida e estratégica para solucionar o entrave. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sua empresa investe constantemente na qualificação do time, preparando-o para enfrentar os mais diversos desafios? Faz o controle da equipe? Se a resposta for não, prepare-se! O post de hoje foi escrito especialmente para você. 

 

Importância de investir e realizar o controle da equipe 

 

Tempo de preparação prolongado, falta de manutenção de máquinas e equipamentos, planejamento da produção errado, perda de materiais, atraso nas entregas, enfim. Qual desses problemas a sua indústria já enfrentou? 

 

Quem trabalha no setor sabe que é comum ocorrerem esses problemas. Isso se dizer que as pessoas encarregadas pelo departamento precisam estar preparadas para enfrentar as adversidades. 

 

Quando não se investe na equipe, a empresa até pode economizar recursos a curto prazo. No entanto, ao longo do tempo, essa pequena economia pode surtir o efeito contrário e até prejudicar o sucesso e a continuidade dos negócios. 

 

Já imaginou uma máquina ou equipamentos críticos simplesmente pararem de funcionar por falta de manutenção? O setor de estoque ficar sem matéria-prima para a fabricação de um produto? Ou a equipe de produção começar a perder desempenho por falta de controle?

 

Problemas assim são mais frequentes do que se imagina e eles podem resultar em custos elevados, atraso das entregas e, consequentemente, insatisfação dos clientes.

 

Como hoje em dia a competitividade é alta, deixar o consumidor insatisfeito é o mesmo que dar um tiro no pé. Se ele percebe que a empresa não mais atende às suas expectativas nem oferece um bom preço, não vai pensar duas vezes antes de escolher o produto da concorrência.

 

Por outro lado, se a sua indústria faz o controle da equipe e investe nos profissionais, a empresa consegue deixar o chão de fábrica melhor preparado para solucionar adversidades. E isso vai impactar positivamente nos resultados, bem como na produção.

 

Não só isso, a empresa consegue mostrar para os colaboradores que está realmente preocupada com o seu time. O que faz com que se sintam cada vez mais valorizados, motivados e menos propensos a cometerem erros.

 

 

5 dicas práticas para qualificar a equipe

 

Agora que você já sabe a importância de investir e ter controle da equipe, deve estar pensando: “Como, exatamente, posso qualificar esses profissionais?”. Para ajudá-lo nessa tarefa, separamos 5 dicas que podem ser colocadas em prática na sua indústria. Veja só!

 

 

 

1. Promova palestras

O objetivo por trás das palestras é ensinar pessoas a respeito de um determinado assunto. Se você perceber que o setor passa por um momento de transformação e requer mudanças, não espere para promover uma apresentação oral para expor todas as informações. 

Boas ideias surgem de onde menos imaginamos. Então, por que não reunir a equipe para discutir ideias e gerar novos insights?  

 

 

2. Meça a produtividade dos colaboradores

Se você quer qualificar os profissionais e ter um bom controle da equipe, é preciso verificar se a execução das atividades é realizada corretamente. Para isso, você deve medir a produtividade dos colaboradores e identificar um ponto de partida antes de adotar qualquer estratégia.

Se ver que algum dos integrantes não produz tanto quanto os colegas, você pode conversa em particular com esse colaborador para descobrir se ele está com algum problema ou dificuldade. E, a partir daí, pensar em uma solução assertiva para melhorar o seu desempenho. 

 

 

3. Dê feedbacks

Todas as pessoas querem se sentir valorizadas e a melhor forma de fazer isso pelos colaboradores é dando feedbacks para que saibam que estão contribuindo para o crescimento da indústria. Também, para que entendam onde podem melhorar e qual a importância da melhoria contínua para otimizar a produção.

Contudo, sempre que for fazer isso pela sua equipe, lembre-se do conselho de Mário Sérgio Cortella, filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro: “Elogie em público e corrija em particular. Um sábio orienta sem ofender e ensina sem humilhar.”  

 

 

4. Coloque em prática a rotação de função

Ter um operador especializado em um determinado setor pode ser interessante para acelerar processos. Contudo, isso está longe de ser a decisão mais inteligente a  longo prazo. 

Se a sua empresa quer otimizar a produção e ter um sucesso constante, o ideal é que você faça a rotação de todas as funções. Dessa forma, além de dividir a responsabilidade entre os integrantes, a indústria não depende de apenas um colaborador para desempenhar as tarefas. 

 

 

5. Ofereça treinamentos sobre novas tecnologias

Cada dia que passa novas ferramentas tecnológicas são lançadas no mercado para simplificar processos, atendimento e mão de obra. Não acompanhar as mudanças ou investir nessas tecnologias pode ser extremamente prejudicial para o crescimento da indústria. Se você realmente quer manter a competitividade e ainda assim investir na qualificação do time, que tal oferecer treinamentos que abordam temas atuais sobre o mundo tecnológico? Assim você consegue manter todos os integrantes do time atualizados e bem preparados para usar essas ferramentas. 

 

 

Viu só como qualificar profissionais e fazer o controle da equipe pode ser fácil? Se você gostou do tema, continue lendo o nosso blog e fique por dentro de todas as novidades sobre gestão, tecnologia e atendimento!

Voltar