Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Blog

Fique por dentro de todas as novidades sobre tecnologia, mercado e gestão.

O cenário é de mudanças, confira as últimas tendências em gestão empresarial!

17/05/2022 - Carolina Barreto

A realidade dos empreendimentos mudou muito de alguns anos para cá e um dos motivos foi a pandemia de Covid-19. Todo esse contexto obrigou as empresas a se reinventarem para continuar funcionando, o que apressou a adaptação de processos tecnológicos.

Algumas tendências começaram a funcionar um pouco mais rápido do que o previsto, como é o caso do trabalho remoto, algo que cada vez mais se consolida como uma rotina normal de negócios.

Mas você sabe quais são as outras tendências em gestão empresarial? Nesse artigo você vai saber quais são as possibilidades para as empresas do futuro.

Boa leitura!

 

Quais são as tendências em gestão empresarial?

 

O atual cenário de gestão de serviços se depara com uma grande diversidade de desafios e, apesar de nenhum deles ser impossível, requer preparo e adaptação.

 

Nessa conjuntura, o gestor empresarial conta com uma nova situação econômica, social e, de quebra, mais concorrência. Mas, acima de tudo, os clientes cada vez mais exigentes, com interesses e necessidades específicas.

 

Diante dessas transformações sociais e tecnológicas, instalou-se um certo imediatismo no mundo dos negócios. Isso exige uma gestão empresarial que oferece soluções instantâneas, para atender tanto a demanda interna quanto externa.

 

Além disso, existem algumas tendências que as empresas podem seguir em decorrência das mudanças e adaptações previstas para os próximos anos. Confira a seguir quais são!

 

Automatização de processos

 

 

Está cada vez mais evidente que a automatização de processos é uma tendência empresarial. Além de ser uma forma de delegação de tarefas, é mais econômico e otimiza os processos operacionais do negócio.

 

Através desse tipo de funcionalidade em atividades específicas, as empresas oferecem mais tempo para que os funcionários se dediquem aos clientes e aos produtos.

 

Um bom exemplo prático disso é, em vez de um colaborador perder horas cruzando dados entre planilhas para montar um relatório, o sistema trazer os dados necessários em um click.

 

Com isso, o funcionário diminui a chance de erros, evita a perda de tempo com trabalho manual e aloca tempo na gestão estratégica do setor.

 

Equilíbrio entre vida pessoal e profissional

 

Equilibrar vida pessoal e trabalho tem se tornado cada vez mais uma tendência no mundo corporativista. Justamente porque as empresas estão notando que existem muitos pontos positivos nessa conciliação.

 

A valorização do colaborador dentro da empresa traz diversos benefícios, nutre um bom relacionamento e oferece contentamento. Agora, imagine conciliar valorização profissional com o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho? É o combo certo para ótimos resultados.

 

Em outras palavras, a empresa pode conquistar isso, através de flexibilização de horas, folgas e até mesmo com trabalho home office. Assim, é possível evitar o desgaste dos funcionários, além de oferecer possibilidades conciliadoras entre ambas as partes.

 

Mas o que minha empresa ganha com isso? A correlação trabalho e vida pessoal, através de uma gestão empresarial, pode ocasionar maior motivação, desempenho e contribuição dos colaboradores com os objetivos e metas.

 

Trabalho remoto

 

 

Está tão claro, quanto a luz do dia, que o sistema de trabalho remoto (home office) chegou para ficar no ambiente corporativo. Algumas empresas já faziam uso desse método, mas depois da pandemia esses processos de adaptação tiveram que ser acelerados.

 

Foi a intensificação dessa prática no mundo corporativo, que possibilitou às empresas conseguirem manter seu cotidiano de trabalho. Além disso, a tendência é que mesmo com o pós-pandemia, esse método continue a funcionar no Brasil.

 

E não para por aqui, pois por ser um modelo que permite trabalhar em qualquer ambiente, com o uso de ferramentas tecnológicas, como o armazenamento em nuvem, torna esse formato ainda mais viável. Através da nuvem, é possível que o funcionário remoto tenha acesso aos dados da empresa em qualquer lugar e de forma segura.

 

Por isso, o home office se torna uma das grandes tendências de gestão empresarial não só para agora, mas também no futuro.

 

Educação continuada

 

Diante do cenário atual, as empresas tiveram que se adequar às mudanças de treinamento profissional. Consequência disso foi que a educação continuada se tornou uma das grandes tendências na gestão empresarial.

 

Como o recomendado é que os funcionários estejam constantemente se atualizando, a educação continuada ou lifelong learning – como é conhecida em inglês, permite que o colaborador aprenda, de forma remota e on-line, conteúdos que antes precisavam ser presenciais.

 

Esse formato de ensino a distância não só faz parte do atual momento estudantil, como também é uma grande promessa para o mundo corporativo. Só para você ter uma ideia, cerca de 46% dos brasileiros disseram que conseguem estudar sozinhos na internet.

 

Por fim, sabemos que o ser humano tem a necessidade constante de aprendizado. E tanto os pequenos quanto os grandes negócios perceberam que podem realizar a capacitação de seus funcionários de forma on-line, o que é muito importante!

 

Sustentabilidade

 

Empresas que possuem envolvimento maior com práticas sustentáveis, estão, consequentemente, inseridas em uma das maiores demandas sociais da atualidade.

 

A sustentabilidade é uma questão muito importante no mundo moderno e na gestão empresarial, uma vez que atrai a possibilidade de novos investidores e um maior apoio do público consumidor.

 

Além disso, está claro que os clientes estão cada vez mais engajados socialmente, se interessando por empresas que prezam pelo bem-estar, assim como por políticas ambientais dentro e fora da corporação.

 

 

Como vimos no decorrer do artigo, houve muitas adaptações no mundo corporativo nos últimos anos. Alguns desafios foram impostos, como é o caso da automatização de processos ou até mesmo o trabalho remoto. No entanto, nada disso é impossível de ser resolvido.

 

Por fim, as tendências não são obrigatoriedades, e sim possibilidades, cabe a cada empresa entender suas necessidades e aplicar as melhores para seu funcionamento.

 

Quer saber mais sobre tendências de gestão? Continue lendo o blog Useall e fique por dentro de todos os assuntos.

Voltar