Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Blog

Fique por dentro de todas as novidades sobre tecnologia, mercado e gestão.

Sustentabilidade industrial: confira 6 medidas para preparar sua empresa

16/08/2021 - Carolina Barreto

A Revolução Industrial foi um período que trouxe um grande desenvolvimento tecnológico. Entre 1760 e 1840 a indústria finalmente se consolidou, as relações de trabalho mudaram e as empresas conseguiram aumentar a capacidade produtiva por causa da substituição da mão de obra humana por máquinas.

 

No mundo dos negócios, essa fase foi extremamente importante para a solidificação do capitalismo. Entretanto, para o meio ambiente, esse período foi responsável por desencadear ao longo dos séculos uma série de impactos ambientais como derretimento de geleiras, mudanças climáticas e extinção de espécies.

 

Infelizmente, o uso das máquinas na indústria contribuiu (e muito) para a propagação desses impactos. Justamente por isso, hoje, cabe a elas adotar medidas sustentáveis para resguardar o meio ambiente e, claro, minimizar os efeitos.

 

A sua empresa já possui uma política voltada para a sustentabilidade industrial? Faz a gestão de serviços e o controle da equipe para evitar desperdícios e retrabalhos?

 

Se a resposta for não, fique ligado! No post de hoje vamos explicar por que a sua indústria precisa adotar medidas mais sustentáveis e quais ações podem ser colocadas em prática.

 

Boa leitura!

 

 

Sustentabilidade industrial: por que a empresa precisa se preocupar?

 

 

A preocupação com o meio ambiente não é de agora. Na verdade, desde que foi verificado um aumento no uso dos recursos naturais por parte das indústrias, as questões ecossistêmicas já eram discutidas por praticamente todos os governantes.

 

Contudo, foi só no ano de 2000, quando o buraco de ozônio sobre a Antártica atingiu a marca de 29,4 milhões de km², que a preocupação com o meio ambiente se tornou urgente. Com o risco da fenda se expandir, as indústrias, os dirigentes e até mesmo a população uniram forças para controlar a emissão dos CFCs, compostos prejudiciais à atmosfera.

 

De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), o buraco que se abriu na camada de ozônio sobre a Antártica se fechou em dezembro de 2020. Porém, a atual geração continua preocupada com os impactos que as mudanças climáticas podem acarretar à saúde e preservação humana.

 

Isso mostra que as indústrias precisam continuar adotando medidas mais sustentáveis para controlar os problemas ambientais e proteger a natureza. Não só isso, para preservar a comunidade e manter uma boa reputação.

 

Empresas preocupadas com o meio ambiente alcançam mais visibilidade

 

A Natura Cosméticos, considerada uma das 5 marcas mais sustentáveis do Brasil, é um exemplo de empresa preocupada com o meio ambiente. Desde 2007, realiza programas que visam a exploração consciente e o manejo controlado das riquezas naturais do país. Inclusive, investe em um modelo de desenvolvimento para combater o desmatamento e preservar a Floresta Amazônica.

 

Outra empresa que está constantemente preocupada com as questões ecossistêmicas é a Unilever, multinacional considerada uma das líderes mundiais quando o assunto é meio ambiente.

 

A adoção de medidas sustentáveis nas fábricas, como melhor aproveitamento da água e tratamento dos resíduos, visam preservar a saúde e o bem-estar de toda a comunidade. Não só isso, proteger a natureza e proporcionar melhores condições de vida e trabalho para seus colaboradores.

 

Tais atitudes afetam o meio ambiente positivamente? Sem dúvida! Mas não podemos deixar de admitir que essas ações impactam, inclusive, a visão que as pessoas têm sobre esses negócios. E essa visão também contribui para o crescimento e a permanência dessas marcas no mercado. 

 

A sustentabilidade industrial é possível na sua empresa

 

 

 

Agora que você já sabe porque a sua empresa precisa se preocupar com o meio ambiente, vamos ver quais medidas podem ser adotadas pela sua indústria para minimizar os impactos ambientais.

 

Para explicar melhor essas ações e como você pode colocá-las em prática, separamos as medidas sustentáveis em 6 tópicos. Confira!

 

1. Reaproveitamento de água

O reaproveitamento de água é uma das práticas mais assertivas para deixar a sua indústria sustentável. Isso porque, além de gerar economia para a empresa, a medida faz com que a água potável seja destinada a fins mais nobres como higiene pessoal e consumo humano.

Você pode fazer o reaproveitamento investindo em um sistema para captar a água da chuva ou instruindo a sua equipe para fazer a reciclagem interna. Ou, se preferir, reutilizar a água já proveniente de um esgoto tratado. 

 

 

2. Reciclagem de lixo sólido

A reciclagem de lixo sólido tem como finalidade transformar o estado físico, físico-químico ou biológico dos resíduos para que se tornem novamente matéria-prima ou produto.

Nesse caso, você pode usar a coleta seletiva para retornar os materiais à produção, ou recolher os produtos já distribuídos no mercado para evitar a poluição ambiental e dar o destino correto aos resíduos.

 

 

3. Utilização de materiais reciclados

Utilizar materiais reciclados também é outra prática que pode deixar a sua empresa sustentável. Ao preferir esses componentes, você contribui com a diminuição da poluição do ar, água e solo, bem como redução da poluição urbana e geração de economia de energia.

Você pode aplicar a cultura de utilizar materiais reciclados descartados nas lixeiras coletivas para que os próprios colaboradores façam a distribuição correta dos itens. Ou vendendo esses resíduos para empresas especializadas na recuperação de materiais.

 

 

4. Qualificação da equipe

Ao investir em qualificação, controle da equipe e gestão de serviços, a empresa consegue transformar o mindset de todos os integrantes, que passam a realizar processos e utilizar resíduos de forma mais consciente. Essa mudança pode gerar mais economia para a indústria, uma vez que reduz desperdícios e minimiza os impactos.

Você pode investir na qualificação da sua equipe oferecendo treinamentos e palestras sobre o assunto. Ou, realizando reuniões mensais para discutir ideias que focam na sustentabilidade industrial.   

  

 

5. Descarte correto de lixo tóxico

Como contém compostos químicos e apresentam alto grau de toxicidade, o lixo tóxico é considerado o principal vilão para o meio ambiente e a sociedade. Para ter ideia, se descartado de forma incorreta, pode contaminar o solo, a água e o ar. Ele também infecta o ser humano entrando no organismo por meio do contato direto ou respiração.

Para evitar que esses desastres ocorram, você pode instruir a sua equipe para que envolva esse tipo de material em um saco plástico, separando-o do lixo comum. Depois, depositando em postos de coleta específicos ou devolvendo à loja em que foi comprado.

 

 

6. Adoção de tecnologias que ajudam a reduzir desperdícios e retrabalho

Pode não parecer, mas a adoção de novas tecnologias é outra forma da sua empresa se tornar mais sustentável. Geralmente, as indústrias sofrem com desperdícios de materiais e retrabalhos, e esses problemas acabam afetando o meio ambiente e a saúde humana mesmo que indiretamente.

Para adotar uma exploração consciente e o manejo controlado dos materiais, também para proporcionar um ambiente de trabalho mais seguro e produtivo, invista em tecnologias modernas que ajudam na gestão de serviços e no controle da equipe.

 

 

Gostou do post? Então continue com a gente e leia nosso outro post “Vilão da produtividade: como combater o retrabalho”.

Voltar